REVISIONAL DE VEÍCULO, Vale a Pena?
- Góes Advocacia

- 16 de nov. de 2023
- 5 min de leitura

Saber se uma revisional de veículo vale a pena é uma dúvida que tem se tornado recorrente a milhares de brasileiros que possuem carro financiado.
Muito se noticia na mídia em relação aos lucros bilionários dos Bancos ano após ano.
Sem dúvidas, grande parte desse lucro desproporcional com o desempenho da economia do país, provém da cobrança de taxas e juros abusivos em contratos de financiamento.
Dessa forma, muitas pessoas têm nos procurado para obter maiores informações sobre revisão de contrato de financiamento com o intuito de equilibrar um pouco essa balança.
Nosso objetivo com esse artigo é explicar se revisional de veículo vale a pena ou não, bem como elencar os prós e contras da revisão contratual.
Então se você quer descobrir se revisional de veículo vale a pena ou não, leia esse artigo até o final.
Qual o objetivo de uma revisional de veículo?
Para começarmos a entender se uma revisional de veículo vale a pena ou não, temos que ter bem claro qual o objetivo dessa revisão.
Muitas pessoas procuram escritórios revisionais porque estão passando por alguma dificuldade financeira.
Já outros querem saber se o valor cobrado no financiamento realmente condiz com a legislação e com o Código de Defesa do Consumidor.
Seja qual for o motivo que leva uma pessoa a procurar por uma revisional de financiamento de veículo, o importante é estar ciente sobre o que realmente é possível atingir com a ação revisional.
A saber, a alienação fiduciária acontece quando um empréstimo é concedido mediante a alienação de um bem dado em garantia, como por exemplo um veículo.
Dessa forma, caso haja inadimplência no pagamento das parcelas, o bem pode ser retomado pelo credor para saldar o débito remanescente.
De fato, bancos e financeiras vivem de juros, e justamente por não haver limite legal na legislação que restrinja os percentuais aplicados, comumente os credores extrapolam na cobrança de juros abusivos.
Assim, podemos afirmar que a maioria absoluta dos contratos de financiamento de veículos hoje no Brasil possui algum tipo de abuso.
Revisional de veículo vale a pena para quem está com as parcelas do financiamento em atraso?

Muitas pessoas acabam enfrentando algum tipo de dificuldade no pagamento das parcelas ao longo do financiamento.
Em alguns casos, o atraso é ocasionado pelo inconformismo do consumidor ao sentir na pele os abusos que as instituições financeiras promovem.
Não é difícil encontrar casos onde uma pessoa se vê obrigada a atrasar uma parcela por algum imprevisto, e na hora que vai regularizar a situação acaba sendo explorada por multas, juros de mora e encargos que encarecem desproporcionalmente a parcela, gerando revolta e sensação de impunidade.
Há ainda quem simplesmente multiplica o total de parcelas pelo valor de cada prestação, e descobre o tamanho do abuso que sofreu frente ao valor de mercado do veículo.
Dessa maneira, a revisional de veículo vale a pena e é altamente indicada a fim de promover o reequilíbrio no contrato.
Ora, por que o consumidor tem que arcar com tantas taxas e tarifas tão desproporcionais à renda?
Segundo o Código Civil, o enriquecimento sem causa justificada é proibido em nosso país.
Assim, cobrar do consumidor tantos encargos, além de promover o desequilíbrio na relação de consumo, promove o enriquecimento do credor.
Por fim, podemos afirmar com precisão que revisional de veículo vale a pena para quem está com a parcela em atraso.
Revisional de veículo vale a pena para quem está com as parcelas em dia?

Muitos consumidores se arrepiam só de pensar em atrasar uma parcela, seja do veículo, ou de qualquer outra dívida.
A tradição de manter o nome limpo e a associação da inadimplência com o calote acarretam no pagamento de longos financiamentos religiosamente em dia.
Realmente longe de querer defender algum tipo de calote ou procedimento imoral, mas cá entre nós, por que bancos e financeiras lucram tanto às custas do suor do consumidor?
Em nosso país já sofremos muito com a alta carga tributária e o precário retorno que temos frente aos impostos.
De fato, que comprar um veículo é mais do que simplesmente colocar um meio de transporte na garagem.
Ter o seu carro significa a sensação de liberdade e poder aquisitivo, sendo uma conquista suada e merecida.
Mas sabemos que comprar o carro à vista é uma missão quase impossível no cenário econômico nacional.
Então além de tantas dificuldades, porque o parcelamento do veículo não possui cobrança de juros simples ao invés de composto?
Dessa forma, a revisional de veículo vale a pena para quem está com a parcela em dia e é altamente indicada a fim de colocar um basta nos abusos de bancos e financeiras frente ao consumidor.
Dizer não aos juros abusivos é mais do que um direito, é uma obrigação a fim de mudarmos o cenário e impormos nossa posição.
Afinal, os direitos são previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, basta colocarmos em prática.
Vale a pena Ingressar com Revisional com o Veículo em Busca e Apreensão?

Um grande motivo de preocupação para quem está em atraso nas parcelas do financiamento do veículo é a busca e apreensão.
Dessa forma muitas pessoas se questionam se revisional de veículo vale a pena porque correm o risco de sofrer busca e apreensão do seu carro.
Contudo, ao fazer a revisional, a busca e apreensão de veículo poderá ser contornada até que se firme um bom acordo entre consumidor e credor.
E nem sempre o credor está disposto a ingressar com a busca e apreensão tendo em vista os altos gastos com taxas e honorários.
Vale a Pena Ingressar com a Revisão das Parcelas de Veículo?

Esse é um ponto que gera muitas dúvidas em pessoas que querem saber se revisional de veículo vale a pena.
Costumeiramente e convenientemente bancos e financeiras cobram juros compostos.
Isso significa cobrança de juros sobre juros, que encarece o contrato e promove o lucro exagerado das instituições.
Entretanto existe uma forma de cobrança de juros mais vantajosa ao consumidor, chamada “Juros Simples”.
No sistema de cobrança de juros simples, o método de GAUSS é aplicado, tornando mais amena a sistemática de cobrança de juros.
Dessa forma, um recálculo de parcelas através desse método chega a promover uma diferença de mais de 50% no valor da prestação.
Para se ter os valores das parcelas do seu financiamento através do método GAUSS, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra o valor que deveria ser cobrado em suas parcelas.
Revisional de Veículo Vale a Pena pela Redução da Dívida?
O foco principal de fazer uma revisão do contrato de financiamento de veículo é promover a economia financeira ao consumidor.
De fato que economizar no montante da dívida trará a quitação total do contrato e o fim das restrições de CPF e Busca e Apreensão quando existir.
Dessa forma, a revisional de veículo vale a pena pois pode trazer ao consumidor uma considerável redução do montante da dívida.
Por óbvio que o caminho não é simples.
Uma intensa negociação com o banco e em alguns casos, o ingresso de uma ação judicial é indicado para que se obtenha êxito na revisional.
Procure um profissional sério na hora de revisar sua dívida e faça com que a revisional de veículo valha a pena.
Conclusão

Revisional de veículo vale a pena em qualquer caso onde exista algum tipo de abuso na relação de consumo.
Infelizmente no Brasil, a imensa maioria dos contratos de financiamentos possuem algum tipo de cláusula abusiva e juros abusivos.
Dessa forma, ao fazer a revisão de contrato de veículo o consumidor promoverá o equilíbrio financeiro no contrato.
Além disso, ao fazer a revisão, estará contribuindo para o fim da tirania bancária em contratos e promovendo a justiça em relação a cobrança de juros.
Para descobrir se o seu contrato de financiamento também possui algum tipo de abuso, entre em contato com um de nossos advogados especialistas.
Você irá se surpreender com o tamanho da economia que a revisão contratual poderá te proporcionar ao ser feita por ESCRITÓRIO SÉRIO E COMPETENTE.





Comentários